Cuidado com Neguin na Spectaculu

Espetáculo de jovem formado na Spectaculu é apresentado na escola

 

O espetáculo “Cuidado com Neguin”, criado pelo jovem Kelson Succi (Contrarregragem & Camarim 2010), foi apresentado aos alunos da Spectaculu 2018 na última quarta-feira, 26. Kelson encenou no palco da escola três das 12 performances do espetáculo para jovens do Núcleo de Artes Cênicas. Ele conversou com os alunos sobre racismo e sua experiência no mundo do teatro.

Este é o primeiro projeto autoral concebido pelo jovem formado na Spectaculu, que é cria do Complexo do Alemão e ator formado pelo Tablado. Kelson Succi foi um dos selecionados pela Spectaculu para participar da residência artística Creative Lab, realizada pelo People’s Palace Projects em Londres em 2017, onde passou uma semana na companhia de outros produtores culturais e artistas das periferias do Rio. Na época, ele estava no processo de construção do projeto com a performance “Vamos Escurecer essa Cidade”, que já pensava o lugar do negro em uma sociedade racista e excludente.

 

Kelson Succi ao lado da coordenação, alunos e professores da Spectaculu 2018. (Créditos: Rodrigo Ramos / Spectaculu)

 

Após o intercâmbio, Kelson foi convidado para realizar uma ação na Casa Rio, espaço da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Assim nasceu a primeira temporada de “Cuidado com Neguin”, apresentada no espaço durante quatro semanas com recursos angariados através de um financiamento coletivo.

“Cuidado com Neguin” já tem data para retornar ao circuito teatral carioca. De 9 a 31 de outubro, Kelson leva sua ‘dramaturgia do papo reto’ para o Memorial Getúlio Vargas, com apresentações às terças e quartas. “Para poder estar no palco, eu tive que colocar a mão na massa. Os negros sempre estão ocupando papeis pouco importantes. É uma busca pelo protagonismo enquanto preto e artista”, resume.

Em breve, o público pode conferir um pouco de “Cuidado com Neguin” no vídeo exclusivo que Kelson Succi gravou em parceria com a Spectaculu para o canal do Youtube da escola. O conteúdo foi produzido pelo Núcleo Criativo de Vídeo, formado por jovens dos cursos de Fotografia e Vídeo & Roteiro.

Fotos: Rodrigo Ramos / Spectaculu