Denise Saraceni: Palestra on-line

Denise Saraceni, diretora da TV Globo, oferece palestra on-line para jovens da escola pelo Google Meet

Diretora da TV Globo Denise Saraceni conversa com jovens sobre carreira e mercado audiovisual

 

A diretora da TV Globo Denise Saraceni foi a convidada de uma palestra on-line para jovens da Spectaculu no mês em que a televisão completou 70 anos no Brasil. Denise conversou com alunos e técnicos já formados na escola em 25 de setembro, pelo Google Meet. Na pauta, estavam seus 42 anos de carreira no universo audiovisual.

Denise Saraceni compartilhou com os participantes experiências de direção nos bastidores de quatro grandes minisséries: A Muralha, Memorial de Maria Moura, Saramandaia e Engraçadinha – Seus Amores e Seus Pecados. Primeira mulher a assumir a direção de núcleo na TV Globo, ela explicou a importância de cada uma das áreas técnicas na construção de verossimilhança de um produto audiovisual capaz de emocionar as pessoas.

 

Captura de tela do workshop de Denise Saraceni no Google Meet
Denise Saraceni apresentou um pouco de sua experiência de trabalho em grandes produções da TV Globo.

 

– Quem está atrás de qualquer detalhe e da tecnologia é o olhar humano. O olhar humano parte do princípio de renovar idéias, criar novas possibilidades. Assim, a história da indústria cinematográfica, do teatro e do showbiz foi se desenvolvendo até hoje. Essa diversidade de olhares, sensibilidades e pessoas é que atrai muito a nossa paixão por esse mundo. A possibilidade dessa química, dessa edição de detalhes, é uma vida paralela, e essa vida é a arte que alimenta a nossa comunicação.

 

O futuro do mercado

Denise também deu dicas para quem desejar ingressar na área e respondeu a perguntas sobre o futuro do mercado audiovisual.

– Hoje, o mercado é bem mais aberto do que na minha época. [No futuro,] espaço vai existir para todos. O cinema e o digital se alimentam hoje. As mídias darão maior visibilidade, maior facilidade para as pessoas escolherem o que querem assistir. Que histórias vamos contar no celular, na TV, no cinema, no rádio, podcast? Pra vocês, que estão começando, o mercado está muito favorável, porque todo mundo vai continuar assistindo histórias. Nós vamos descobrir um jeito, e a tecnologia sempre será inventada em função do que a gente precisar contar. Acho que esse é o prazer da nossa profissão.