Live Especial Spectaculu: figurino

Figurinistas conversam com jovens da Spectaculu em live mediada por Giovanni Bianco

 

Nesta quinta-feira (04/02), o diretor Giovanni Bianco recebeu três convidadas em mais uma Live Especial Spectaculu, série de transmissões ao vivo semanais com grandes profissionais da indústria criativa. Claudia Kopke, Veronica Julian e Renata Correa participaram, pela plataforma Google Meet, da live “Figurino em TV, Cinema, Teatro e Publicidade”.

As profissionais dividiram com alunos e ex-alunos da Spectaculu histórias sobre o processo criativo e a rotina de trabalho em grandes projetos. Na companhia de Giovanni Bianco, Claudia, Veronica e Renata compartilharam ‘causos’ de bastidores e responderam a perguntas dos mais de 80 jovens presentes na live. “A roupa é tão fundamental que define uma cena”, explicou Giovanni na abertura do bate-papo.

A figurinista Claudia Kopke possui quase 30 anos de profissão e falou com os jovens sobre a rotina de criação e produção de figurinos para o programa “Esquenta” (TV Globo), o filme “Casa de Areia” e “Chacrinha O Musical”, pelo qual venceu o Prêmio Shell de Teatro em 2015. Ela citou o espírito de time como fator essencial para o sucesso de um projeto: “O trabalho em equipe é o mais importante. Saber que o ator que está do seu lado vai ajudar, que a camareira vai chegar junto… Uma peça dessa engrenagem que não funcione bem vai fazer tudo dar errado”, afirmou. Claudia é madrinha da Spectaculu desde 2015 e trabalhou com jovens técnicos da escola nas Olimpíadas Rio 2016. “Acredito muito na escola e nas oportunidades geradas aqui”.

 

 

Figurino e styling

Falando diretamente dos bastidores do filme “Papai é Pop” (com Lázaro Ramos e Paolla Oliveira), Veronica Julian contou aos com alunos e ex-alunos da Spectaculu sua experiência de trabalho em quatro espetáculos de Felipe Hirsch, um dos maiores diretores de teatro do Brasil: “Avenida Dropsie”, “Educação Sentimental do Vampiro”, “Uma Tragédia Latino-Americana” e “Lazarus”. Ela falou sobre pequenos truques de bastidores para conservação e envelhecimento de peças, além da importância do desenho para seu processo criativo e da necessidade de que os profissionais mantenham sempre um portfólio bom e organizado para apresentar seus trabalhos. “O interessante do figurino é que você transforma duas dimensões numa terceira, que é o corpo. O bom figurino é aquele que é invisível porque serve à obra, não só a peça em si (de roupa). O figurino sempre está a serviço da dramaturgia, da história que você vai contar.”

A stylist Renata Correa trouxe ao bate-papo a perspectiva do trabalho nos bastidores de editoriais e campanhas publicitárias. Ela deu dicas sobre a necessidade de ter referências não apenas no universo da moda, mas na arte, na música e no cinema. Renata também falou sobre questões técnicas pouco conhecidas pelos leigos, como a necessidade de se conhecer muito bem o universo dos tecidos e o fato de que, em uma campanha de jóias e acessórios, o figurino jamais pode se sobrepor ao produto que está sendo anunciado. “A pratica é muito importante. É onde você vê o que dá certo. Aconselho que vocês gastem um tempo procurando uma pessoa que você admira e com quem possa aprender tudo, tentando fazer estágios”, resumiu.