Hair Beauty & Make-up: Live Especial

Profissionais de beleza compartilham segredos da área com Giovanni Bianco e ex-alunos da Spectaculu em live

 

A convite do diretor e curador Giovanni Bianco, os profissionais de beleza Anna Van Steen, Henrique Martins e Janaina Marques participaram nesta sexta (30/04) da Live Especial Spectaculu “Hair Beauty & Make-up”. O bate-papo foi transmitido ao vivo, exclusivamente para alunos 2021, pelo Google Meet.

Os três convidados ofereceram uma verdadeira aula sobre os bastidores da beleza. Foram quase duas horas de conversa na live “Hair Beauty & Make-up”, com muitas dicas e segredos dos bastidores que encantaram os participantes. Anna Van Steen é maquiadora e caracterizadora de grandes sucessos como “Cidade de Deus” (2002) e “Bingo: O Rei das Manhãs” (2017). Ela falou sobre os bastidores do ofício no cinema, televisão e publicidade, incluindo os improvisos criativos que, por vezes, acabam sendo necessários para que tudo saia perfeito no set. Madrinha da Spectaculu, ela afirmou que profissionais de beleza são verdadeiros artistas plásticos, já que sabem lidar com diferentes materiais. Anna enfatizou ainda a sensibilidade fundamental para o exercício da profissão: “O que importa (para um caracterizador) é ler o texto e entender o que ele quer transmitir de emoção, ajudar esse texto a chegar ao espectador”.

Janaina Marques contou sua trajetória e alguns dos momentos importantes de seus quatro anos de carreira na Live Especial Spectaculu “Hair Beauty & Make-up”. “A trança foi onde eu encontrei a minha identidade no mundo da beleza”, explicou a profissional, que é especialista no penteado e impressionou os jovens com a apresentação de trabalhos publicados em revistas internacionais, como Vogue Portugal. Ela respondeu a curiosidades sobre como desenvolveu alguns projetos e a rotina de beauty artist: “O profissional de beleza faz de tudo. Ele precisar ter um olhar de tudo, para além até de como as pessoas se enxergam. Eu procuro trabalhar um olhar que a pessoa ainda não viu, trazer a autoestima dela.”

 

Beleza, referências e Anitta

Maquiador e cabeleireiro de estrelas como Gisele Bündchen, Ivete Sangalo, Marina Ruy Barbosa e Grazi Massafera, Henrique Martins dividiu com os alunos um pouco sobre sua história no mercado da beleza, que começou ainda como vendedor da marca MAC. Ele falou sobre suas estratégias de trabalho e de levantamento de referências: “A minha base de pesquisa é essa (livros, filmes). Isso ajuda muito. A internet facilita, mas deixa a gente um pouco preguiçoso”. Henrique comentou trabalhos publicados em grandes revistas, como a Vogue Brasil e dividiu alguns segredos dos bastidores do recém-lançado vídeo de “Girl From Rio”, de Anitta, além de deixar uma mensagem de incentivo aos alunos:

– É claro que é precisa ter pessoas que acreditem na gente, mas se a gente mesmo não acreditar e não trabalhar de uma maneira honesta… Isso te leva ao impossível. Hoje, eu vivo um sonho. Trabalho com pessoas com quem eu jamais imaginei estar. O talento leva a você ao espaço.