Visões da Pandemia: debate ao vivo Abraps

Equipe e alunos da Spectaculu participam da live “Visões da Pandemia”, sobre educação durante a crise da Covid-19

 

Alunos e profissionais da Spectaculu participaram nesta quinta-feira (28/04) do debate ao vivo “Visões da Pandemia”, realizado pela Abraps – Associação Brasileira de Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável. A convite do GT Educação da Abraps, a coordenadora do Núcleo de Trabalho Carla Vilardo, os instrutores da Spectaculu Adejair Siqueira e Eric Fuly e os alunos de Contrarregragem & Camarim 2021 Mariah Alves e Bernardo dos Santos compartilharam impressões, vivências e dificuldades neste novo momento de ensino remoto emergencial imposto pela pandemia.

A live “Visões da Pandemia” foi mediada pela editora pública da Jeduca – Associação de Jornalistas de Educação Marta Avancini. A discussão girou em torno da vivência dos participantes na educação durante a pandemia. Além da Spectaculu (que segue com atividades presenciais suspensas desde março de 2020), todos os participantes estão envolvidos em outras instituições de ensino públicas e privadas: os instrutores da Spectaculu Adejair Siqueira e Eric Fuly também trabalham em escolas particulares, a coordenadora do Núcleo de Trabalho Carla Vilardo é professora da Rede Pública Estadual, os jovens Mariah Alves e Bernardo dos Santos são estudantes, respectivamente, do Ensino Médio na rede pública e da graduação de Serviço Social.

 

Ensino remoto e realidade de estudantes e profissionais

Todos foram unânimes durante o debate “Visões da Pandemia”. As dificuldades do ensino remoto não englobam apenas dificuldades metodológicas ou tecnológicas, mas principalmente questões de saúde mental. “As linhas ficam muito borradas. A gente está sempre no computador, no telefone, com o instrumento de trabalho, mas não dá conta porque é muita coisa”, opinou Bernardo. Mariah também relatou dificuldades para manter os estudos na Spectaculu e no curso técnico de Produção de Evento: “Sinto saudade do colégio e do curso, de me comunicar. Com um ano de aulas on-line, ainda não me adaptei”.  O instrutor de Palavra Adejair Siqueira foi além:

– Existe uma deterioração da profissão. Nós devíamos ter sido os primeiros profissionais consultados sobre isso (ensino remoto emergencial). Você não vê a expressão corporal do aluno, não percebe sentidos, angústias. A gente acaba dialogando num contexto que te coloca doente, porque você fala com um objeto, um aparelho. São muitos atravessamentos para que a aula aconteça. Eu considero que é um ambiente estressante.

A dificuldade em adaptar conteúdos e dinâmicas presenciais para o frio ambiente virtual está entre as barreiras relatadas na transmissão ao vivo “Visões da Pandemia”. Instrutor de Adereços de Cena desde 2013, Eric Fuly também compartilhou algumas estratégias para lidar com o ensino de arte em um ambiente virtual: “A gente tenta criar uma conexão que não seja só pela rede. Essa comunicação online funciona, mas não substitui o afeto, a troca”, explica.

Enquanto a Spectaculu segue sem previsão de retorno de atividades, a coordenadora Carla Vilardo aproveitou a participação na live “Visões da Pandemia” para deixar uma mensagem para profissionais de educação e estudantes: “É muito importante entender que todo mundo quer voltar, mas só com a vacinação em massa da comunidade escolar isso vai ser possível. São muitos cenários, não é simples, como algumas pessoas dizem. A gente precisa fomentar discussões como essa para que os gestores públicos pensem em estratégias individualizadas”.