Criação e Produção de Eventos com Rodrigo Penna

Produtor Rodrigo Penna oferece curso especial para jovens da Spectaculu

 

Há mais de uma década, o ator, produtor e DJ Rodrigo Penna está à frente de eventos de sucesso no Rio, como a festa Bailinho. Entre agosto e novembro, toda essa experiência foi compartilhada com jovens do Rio e Grande Rio no curso de Criação e Produção de Eventos, realizado por ele voluntariamente na Spectaculu.

Rodrigo Penna ofereceu a 20 alunos 2018 e profissionais já formados na escola uma oficina de cerca de três meses de duração. A ideia era inspirar os jovens a pensar a produção cultural carioca. Para somar às aulas do Curso de Criação e Produção de Eventos, Rodrigo escalou também grandes amigos: o produtor cultural Julio Barroso, o curador musical Bernardo Palmeira e a publicitária Adriana Penna visitaram a Spectaculu para compartilhar suas vivências no mercado.

 

Rodrigo Penna e alunos do Curso de Criação e Produção de Eventos (Créditos: Julianne Gouveia / Spectaculu)

 

A troca de experiências e o contato com outras realidades inspirou muito o produtor, que há alguns anos tem se voltado para a produção de cultura nas periferias e já realizou trabalhos com o Coletivo Bonobando, grupo de teatro do Complexo do Alemão. “Estar com eles é de uma potência que eu não fazia ideia”, explica.

O projeto já dá frutos. Seis jovens da Spectaculu estão na equipe do Bailinho da Virada – Réveillon 2018-2019. Dois estagiários de produção e quatro aderecistas vão fazer parte da edição de Ano Novo da festa, que desde 2007 atrai artistas e celebridades e acontece em 31 de dezembro no Museu de Arte Moderna. Rodrigo sonha ainda realizar um evento em parceria com os alunos que tanto lhe ensinaram no último semestre. “A Spectaculu é resistência e potência de talentos, de energia, de beleza, de ideias, de necessidades. Aprendi muito com eles. Ver gente fazendo, indo à escola, me enche de esperança. De certa forma, eu sinto que é uma porta que me interessa cruzar. Eu quero brincar disso”, resume.

Fotos: Julianne Gouveia e Vitor Sousa / Spectaculu

 

Rodrigo Penna e parte dos alunos do curso (Créditos: Julianne Gouveia / Spectaculu)