Passeio “Caminhando por Negras Geografias no Centro do Rio”

Jovens descobrem influências africanas no RJ

 

Tema da Spectaculu em 2013, a influência africana no Rio de Janeiro foi o tema do roteiro educativo “Caminhando por Negras Geografias no Centro do Rio”, que aconteceu em 13 de maio. 16 alunos do Curso de Fotografia participaram da caminhada, acompanhados das instrutoras Suene Maia (Oficina da Palavra) e Elisa Tandeta (Oficina de Filosofia).

 

igrejadesantanasuenelisa
As instrutoras Suene Maia e Elisa Tandeta na Igreja de Santana

Realizado no dia em que se comemorou o 115º aniversário da Abolição da Escravatura, o passeio cultural é uma iniciativa do professor João Baptista Mello (Geografia/UERJ) e visa resgatar as heranças culturais e arquitetônicas deixadas por escravos, que resistem ao tempo e são marcantes na cidade do Rio de Janeiro.

 

joaobaptistamello
Professor João Baptista Mello

 

Os alunos puderam conhecer a história de importantes pontos para o nascimento da cultura carioca, muito marcada pela influência negra de populações que viviam, durante o século XIX, na região conhecida como Pequena África – atual Zona Portuária.

 

elisaalunos
Jovens caminham no Centro

A caminhada se iniciou na Praça Onze, reduto do samba, e incluiu visitas ao Sambódromo, Terreirão do Samba, Escola Tia Ciata e Campo de Santana. No Arquivo Nacional, onde se encerrou a visita, os jovens puderam ver o documento original da “Lei Áurea”, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, exposto na mostra “Arquivos do Brasil, Memória do Mundo”.

 

jovenssambodromo
Jovens no Sambódromo

 

jovensarquivonacional
Jovens no Arquivo Nacional

 

jovenarquivonacional2
Jovens no Arquivo Nacional

 

Fotos: Firmino Calixto