1º Encontro das Famílias 2019

Mais de 150 amigos, familiares e alunos visitam a Spectaculu em evento especial

Em 18 de maio, a Spectaculu abriu as portas para 63 jovens e 98 convidados na edição 2019 do Encontro das Famílias. Amigos e familiares dos alunos viveram uma manhã recheada de arte e troca de experiências entre escola e comunidade.

Todos os cursos de formação profissional e oficinas transversais da Spectaculu desenvolveram trabalhos artísticos apresentados aos visitantes no Encontro das Famílias 2019. Os alunos de Adereços de Cena criaram a série ‘Máscaras em Face’, inspiradas em canções da música pop. Logo ao lado, a Sala de Iluminação virou palco para o Show de Variedades, com apresentações musicais em formato pocket e montagem de luz, claro, dos jovens técnicos da oficina. Alunos de Contrarregragem & Camarim apresentaram o acervo de figurino da Spectaculu e uma caixa cênica em tamanho real.

Créditos: Vitor Sousa / Spectaculu

A Sala Banderas exibiu os vídeos da série ‘Meu Spectaculu Hoje’, produzidos no curso de Vídeo & Roteiro, com depoimentos dos alunos sobre sua experiência na escola, a relação com a família e a futura profissão. Na Sala de Tratamento de Imagem, o curso de Montagem de Cenários mostrou aos convidados plantas 3D para a criação de um espaço de coworking. O curso de Fotografia expôs as fotos do ensaio ‘Referências da África’, primeiro clicado pelos jovens 2019. O projeto foi realizado em parceria com a turma de Beleza, que também maquiou quatro convidados sorteados durante o Encontro das Famílias 2019.

Homem visto de costas aponta para fotografia de mulher em mural de madeira
Créditos: Alunos Fotografia 2019

A Oficina da Palavra apresentou na Sala de Costura e no palco da Spectaculu o projeto multimídia ‘As múltiplas faces de Geni’, com ensaio fotográfico, vídeos e performance inspirados na canção ‘Geni e o Zepelim’, de Chico Buarque. Desenhos, fotografias e colagens foram a matéria-prima para os projetos da mostra ‘Um autorretrato – Quem sou eu?’, criada na Oficina de Filosofia. Alunos e convidados também puderam ser clicados em um momento família no estúdio fotográfico. As fotos estão disponíveis na fanpage da Spectaculu no Facebook.

Emoção na plateia durante Encontro das Famílias 2019

A Sala Polivalente ficou cheia para o bate-papo entre família e escola. Professores e coordenadores apresentaram o projeto da Spectaculu e pediram apoio das famílias para as escolhas dos jovens. Os técnicos formados na escola Ella Fernandes (Costura & Figurino 2013), Isaak Vale (Contrarregragem & Camarim 2012) e Evelyn Oliveira (Beleza 2014) inspiraram os presentes com suas trajetórias profissionais no mundo da arte. Muitos familiares também compartilharam, durante o Encontro das Famílias 2019, depoimentos sobre a transformação que a educação e as oportunidades já causam em seus filhos, sobrinhos e netos.

Pessoas batem palmas em uma sala com um quadro negro e um pôster de grandes dimensões de Kurt Cobain
Créditos: Brenda Vianna / Spectaculu

As muitas emoções da manhã alcançaram o ápice com uma performance da Oficina de Voz Interpretação & Corpo. Alunos de todos os cursos mostraram a expressividade e a criatividade da juventude em esquetes que uniram música, dança e teatralidade.

Menina canta durante apresentação teatral na Escola Spectaculu
Créditos: Jey Mariana / Spectaculu

Fotos: Alunos Fotografia Spectaculu 2019, Brenda Vianna, Jey Mariana e Vitor Sousa