Encontro das Famílias 2023

Spectaculu realiza Encontro das Famílias 2023

 

No dia 03 de junho, a Spectaculu recebeu 67 jovens e 96 familiares convidados para a primeira edição do Encontro das Famílias de 2023. Amigos e familiares dos alunos se reuniram na manhã de sábado e estabeleceram trocas valiosas entre escola e comunidade – com muita arte envolvida, claro!

Todas as disciplinas técnicas e transversais produziram projetos criativos exclusivamente para o Encontro. Todos os convidados puderam conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido durante os primeiros meses de aula.

No palco da Spectaculu, os alunos dos cursos de Contrarregragem & Camarim, Iluminação Cênica e Montagem de Cenários realizaram a desmontagem de um espaço cênico em tempo real para apresentar aos convidados um pouco do ofício aprendido em sala. Na sequência, foram realizadas apresentações da disciplina transversal de Filosofia, com o título ‘Árvore – Força e Leveza’. Os jovens apresentaram poesias, números de dança, atuação, música e produções audiovisuais.

 

 

As salas de aula também viraram espaços de exposição. A sala de Beleza exibiu imagens do projeto ‘Cronologia de maquiagem dos anos 2000’ e o antigo Cyber apresentou a exposição digital de portfólios do curso de Tratamento de Imagem & Fotografia Digital, com retratos produzidos pelos alunos. Já a Oficina Transversal de Palavra promoveu a emocionante exposição: A mãe do samba/Falas de um passado presente (linha do tempo).

O projeto ‘Luz dos vilarejos’, exibido durante o encontro, contou com composições cênicas produzidas pelos alunos de Adereços de Cena, com intervenção de luz em conjunto com a turma de iluminação, inspiradas na música ‘Vilarejo’ da madrinha da escola, Marisa Monte.

Outra integração entre as turmas rolou entre os alunos de Montagem de Cenário e Contrarregragem & Camarim, que produziram uma Caixa Cênica no palco onde os familiares puderam  aprender sobre os espaços cênicos e a atuação dos profissionais.

A exposição virtual, criada no perfil da turma de Mídias Sociais no Instagram, foi destaque durante o evento, explorando o papel da mídia na construção e disseminação de narrativas em diferentes plataformas e formatos. A oficina de Vídeo & Edição também organizou uma mostra exclusiva, nomeada de “Editar e testar”, com exibição de produtos cinematográfico produzido pelos alunos da turma de vídeo a partir de um mesmo material bruto.

 

 

Além das exibições, o encontro também contou com um espaço exclusivo na sala polivalente para que os alunos pudessem registrar esse momento com seus convidados.

Após a exposição, foi estabelecido um espaço para que os familiares conhecessem um pouco mais a fundo a história da instituição, sua equipe, e departamentos, nesse momento também foi importante o esclarecimento de dúvidas acerca de temas como empregabilidade e segurança.

Ramon Silva (Contrarregragem & Camarim 2015) e Robertta Borges (Costura & Figurino 2014), dois jovens profissionais formados na escola que estão hoje inseridos no mercado de trabalho da indústria criativa, trouxeram depoimentos emocionantes acerca de suas trajetórias profissionais e como a escola foi um agente transformador de suas realidades.

Muitos familiares também compartilharam depoimentos sobre a transformação que a educação e as oportunidades já causam em seus filhos, sobrinhos e netos.

 

 

Fotos: Pedro Marsa