1º Encontro das Famílias 2016

Escola recebe cerca de familiares e amigos de alunos durante o primeiro encontro do ano

 

Mais de 250 pessoas, entre alunos, familiares e convidados, passaram pela Spectaculu na manhã de 14 de maio. O motivo era bastante especial: a escola sediou pela primeira vez em 2016 o Encontro das Famílias, evento semestral que busca aproximar familiares, amigos dos alunos e escola.

 

spectaculu-encfamilias2016-0
Escola cheia para receber os convidados do 1º Encontro das Famílias 2016

 

 

 

Os visitantes puderam prestigiar trabalhos realizados por todas as oficinas técnicas e transversais. Os alunos de Adereços apresentaram o conjunto de objetos cenográficos “O Amor e suas Possibilidades”, um painel coletivo e uma coleção de trabalhos em papel em marché sobre a temática do medo. O curso de Iluminação Cênica exibiu uma série de luminárias produzidas com material reaproveitado e de baixo custo.

 

spectaculu-encfamilias2016-15
Sala de Iluminação exibe trabalhos dos alunos 2016

 

Jovens de Contrarregragem & Camarim prepararam a sala da oficina com uma caixa cênica e dois figurinos utilizados em um exercício produzido em vídeo, também exibido no espaço para os convidados. No clima das Olimpíadas Rio 2016, a sala de Costura & Figurino, que acaba de ganhar novas máquinas adquiridas com recursos do projeto Criança Esperança, exibiu um painel de croquis criados pelos alunos sob a inspiração nos uniformes olímpicos dos anos 1970.

 

spectaculu-encfamilias2016-21
Jovens circularam com pais e familiares para apresentar a escola

 

A Sala de Beleza se transformou no Bela Spec, salão fictício onde serviços reais eram realizados pelos jovens da turma. Plantas 3D produzidas no software Google Sketchup pelos alunos de Montagem de Cenários também foram apresentadas aos familiares na sala de Tratamento de Imagem. Na sala ao lado, a instalação “Seria Meu Sonho?”, desenvolvida pelas oficinas de Palavra e Filosofia, trouxe pequenos trabalhos artísticos em colagem e desenho dos jovens da escola, que colocaram no papel algumas de suas aspirações. A Bisbilhoteca recebeu a exposição da Oficina do Olhar “Autorretrato Musical”, série de imagens desenvolvidas por jovens de Fotografia e Tratamento de Imagem e inspiradas por canções que podiam ser ouvidas através de leitura de QR Code em smartphones. A Sala de Maquiagem também se transformou em um estúdio, onde os alunos puderam ser fotografados com suas famílias e amigos presentes.

 

spectaculu-encfamilias2016-05
Instalação “Seria Meu Sonho?”, produzida pelas oficinas de Palavra e Filosofia

 

Em uma das reuniões pedagógicas mais intensas dos últimos tempos, familiares e convidados conheceram melhor o funcionamento da escola através da apresentação de coordenadores e instrutores. Um grande time de jovens técnicos da Spectaculu, formado por Alec Oliveira (Iluminação 2012), Camila Fernandes (Montagem de Cenários 2014), Graucianna Santos (Beleza 2010), Jonas Soares (Iluminação 2013), Lucas Santiago (Iluminação 2015) e Ramon Silva (Contrarregragem & Camarim 2015), dividiu com os convidados um pouco sobre suas trajetórias profissionais. Tantas boas referências deixaram os pais encantados, levando alguns às lágrimas e a depoimentos emocionados. “Minha filha descobriu aqui que podia ter uma realidade diferente. Ela briga por isso todos os dias. Quero agradecer a oportunidade que a Spectaculu oferece a ela e a todos os jovens”, afirmou Arari Albuqueque, mãe da aluna Alana Virginia (Fotografia 2016).

 

spectaculu-encfamilias2016-31
A reunião pedagógica abriu espaço para falas emocionadas dos convidados

 

spectaculu-encfamilias2016-38
O visceral espetáculo “Nós” impactou os convidados

 

O espetáculo “Nós” encerrou o Encontro das Famílias. Jovens dos cursos do Núcleo de Artes Cênicas apresentaram performances viscerais e emocionantes, sob a orientação do instrutor de Voz Interpretação & Corpo Amaury Lorenzo.

Veja mais imagens na página da Spectaculu no Facebook.

Fotos: Turma Fotografia Spectaculu 2016