Workshop Figurino – TV Globo

Jovens da Spectaculu participam de workshop no IED Rio

 

Dez técnicos recém-formados da Spectaculu participaram do workshop “Vestir a palavra: a criação do figurino em adaptações audiovisuais de obras literárias”, realizada pela TV Globo no Istituto Europeo di Design – IED Rio. A convite do Globo Universidade, jovens dos cursos de Costura & Figurino e Adereços de Cena 2016 viveram uma tarde intensa de aprendizado e criação, com palestra da figurinista Beth Filipecki e oficina da artista Thanara Schönardie, integrante da equipe do diretor Luiz Fernando Carvalho.

“Vestir a palavra: a criação do figurino em adaptações audiovisuais de obras literárias” é resultado do lançamento da minissérie “Dois Irmãos”, uma adaptação do livro de Milton Hatoum, e da exposição de figurinos que a Globo levou para o IED Rio de obras literárias adaptadas para a TV. Alunos do IED Rio também participaram da ação.

Com mais de três décadas de profissão, Beth Filipecki abriu os trabalhos e deu uma verdadeira aula para os jovens participantes. Ela abordou o trabalho de composição, da criação à filmagem, dos seis figurinos expostos na mostra, criados para as novelas e minisséries “A Moreninha”, “Gabriela”, “O Tempo e o Vento”, “Memorial de Maria Moura”, “Dom Casmurro” e “Dois Irmãos”. “Foi maravilhoso. Sempre admirei o trabalho da Beth Filipecki, e foi muito importante assistir a uma palestra dela”, conta Lecticia Barros, aluna de Costura & Figurino 2016 e moradora de São João Meriti.

 

Créditos: Divulgação

 

Thanara Schönardie, responsável pelo figurino da novela “Velho Chico”, ofereceu uma oficina inspiracional de figurino. Thanara trabalhou anteriormente com duas jovens da Spectaculu, que fizeram parte de sua equipe na novela “Meu Pedacinho de Chão”. Desta vez, os participantes do workshop fizeram releituras dos figurinos da exposição usando materiais não convencionais, como papel. “Conhecer as etapas de produção e os profissionais envolvidos nesse processo pode me ajudar se eu quiser trabalhar mesmo que em pequena escala na criação, com a comercialização de peças”, explica Weyni Rodrigues, 20 anos, também de Costura & Figurino e moradora de Niterói.

Experiências como esta só reforçam o compromisso da Spectaculu em gerar melhores chances de educação para a juventude carioca. “Gostei muito de participar. É uma oportunidade pra poucos”, afirma Lecticia, que sonha em ter uma marca própria. “A Spectaculu me fez acreditar mais no meu trabalho e em mim mesma, de não ter medo de errar e sempre continuar trabalhando pra melhorar”, finaliza.

 

Créditos: Divulgação