Casa O Globo

Jovens da Spectaculu trabalham no espaço

 

Na Copa do Mundo do Brasil de 2014, a Spectaculu marca presença em mais um grande evento do Rio de Janeiro. 15 jovens aprendizes da escola trabalham na Casa O Globo, espécie de minimuseu multimídia do Jornal O Globo que une a arte do futebol à tecnologia e interatividade no Parque da Bola (Jockey Club Brasileiro – RJ).

5 estudantes e 10 jovens assistentes recém-formados na Spectaculu atuam no espaço desde 12 de junho, em diferentes habilitações profissionais: montagem/desmontagem do espaço, fotografia de torcedores com aplicativo em um estande exclusivo e maquiagem temática dos visitantes. Três alunos do curso de Montagem de Cenários foram escalados para a realização tanto da montagem quanto da desmontagem do espaço, que possui 1.300 m² divididos em três andares e conta com auditório, 2 lounges, quatro salas de exposição e terraço panorâmico.

 

Espaço de exposições (Créditos: Divulgação)

Durante os jogos do Brasil da primeira fase da Copa, 10 estudantes e assistentes já formados pela instituição ofereceram aos visitantes a oficina de pintura, que adornou os rostos dos torcedores com maquiagem artística temática para o Mundial. Bandeiras, borboletas, grafismos ou simples efeitos de make up encantaram torcedores das mais diversas faixas etárias e gêneros, que fizeram fila no Auditório Multimídia para torcer pelo Brasil com ainda mais entusiasmo.

 

Jovem desenvolve maquiagem temática no rosto de visitante

 

“A concepção visual da maquiagem foi desenvolvida pelo nosso presidente Gringo Cardia, que aproveitou as cores e grafismos das bandeiras das seleções participantes na Copa do Mundo para criar os desenhos”, explica Dione Bento, instrutora da Spectaculu que coordenou os trabalhos de beleza juntos aos jovens da instituição. Em sua primeira experiência profissional no ramo da maquiagem, a aluna Dalvina de Araújo, de 19 anos, ficou encantada com o trabalho: “Eu adorei. Foi fundamental aprender novas técnicas com quem tem mais experiência, como os colegas veteranos da Spectaculu”, conta a moradora de Duque de Caxias.

 

Meninas posam no estúdio fotográfico após serem maquiadas pelos jovens dos cursos L'Oréal de Beleza
Meninas posam no estúdio fotográfico Você na História do Futebol após serem maquiadas pelos jovens dos Cursos L’Oréal de Beleza

 

No estúdio Sua Foto na Capa, três jovens assistentes formados na turma de Fotografia 2013 se revezam até o fim do Mundial para fazer cliques fotográficos temáticos do público, que pode tirar fotos com a camisa do Brasil e diversos adereços verde-e-amarelo em cenários que reproduzem arquibancadas de estádio. As imagens são registradas com um tablet e, através de um aplicativo especialmente desenvolvido para o projeto, tornam-se uma montagem com a capa do Jornal O Globo, enviada diretamente para o e-mail do visitante e exibida em telões no lounge do espaço.

 

O jovem de Fotografia Firmino Calixto registra imagem de família com tablet no estúdio fotográfico Você na História do Futebol

 

Estar em um grande evento como a Casa O Globo já é, por si só, um grande aprendizado para os jovens: “Estou aprendendo a lidar com uma variedade de pessoas, com pessoas de outros países, e também entendendo como funciona a produção por trás de eventos desse porte”, explica Firmino Calixto, um dos jovens selecionados pelo Núcleo de Trabalho para participar da ação. “Acho legal a oportunidade, o direcionamento que a Spectaculu dá pra gente poder ter experiência de trabalho”, finaliza.

 

Lounge (Créditos: Divulgação)

 

A Casa O Globo tem assinatura do cenógrafo Gringo Cardia e reúne diversas atrações, como oficinas para crianças, debates, karaokê e a exposição de mais de cinco mil fotos do arquivo do Jornal O Globo, animadas com recursos de computação gráfica. O espaço fica aberto ao público até 13 de julho, data do jogo final da Copa do Mundo 2014.

 

Serviço – Casa O Globo / Parque da Bola
Endereço: Jockey Club Brasileiro – Praça Santos Dumont, 31, Gávea, Rio de Janeiro – RJ.
Data: De 12 de junho a 13 de julho
Horário de funcionamento: De segunda a domingo, das 12h30 às 21h30
Ingressos: R$ 30 e R$ 50 (em dias de jogos do Brasil)

 

Mais fotos: