Plastic Madonna

Jovens trabalham na confecção de escultura sustentável

 

Sob a orientação do artista Eric Fuly, nove jovens da Spectaculu participaram da produção da escultura de grandes proporções Plastic Madonna. A obra foi toda produzida com material reciclado em parceria com a empresa holandesa Dopper e ficou exposta na Praia de Botafogo entre 8 de junho e 20 de julho.

Gestada desde o início do ano passado, Plastic Madonna nasceu do conceito criado por Peter Smith. O artista Eric Fuly recebeu da Dopper a missão de dar vida a ele no Brasil – mais especificamente no Rio de Janeiro, cidade sede das Olimpíadas. O resultado foi uma escultura de 12m de comprimento com 3m de altura e 3,5m de largura, toda trabalhada nas cores verde, azul e translúcido. “A obra retrata a figura do feminino, uma mãe que alimenta o filho, e toda a representatividade desse ciclo”, explica Eric Fuly.

 

PlasticMadonna01
15 pessoas trabalharam na produção da escultura



15 pessoas, entre elas, nove jovens de diversos cursos da Spectaculu, trabalharam durante 30 dias em um galpão no bairro de Benfica para produzir Plastic Madonna. A escultura foi toda produzida com material reciclado de garrafas pet, coletado em ações da Dopper nas praias do Rio. “Buscamos ressignificar esse material, trazer um novo uso para ele, além de atentar para os problemas do meio ambiente e do alto consumo de plástico”, conta o artista.

 

PlasticMadonna03
Plastic Madonna foi toda feita de material reciclado sobre uma estrutura de metal

 

Além do desenvolvimento e da criação no ateliê, dois jovens da Spectaculu atuaram também como monitores da obra, que chamou a atenção de quem passou pela Praia de Botafogo. “A escultura se tornou algo muito belo. O Eric tem uma visão prática muito grande e conseguiu fazer a gente enxergar à frente quanto ao que iria se tornar essa obra de arte. Ele é um artista completo que nos inspira a ser artistas completos todos os dias”, explica o jovem Miguel Tonini (Vídeo 2011). Ele atuou na monitoria da escultura e também operou um aplicativo que enviava as fotos dos visitantes direto para o Facebook.

O conceito de Plastic Madonna será reproduzido em breve na Holanda em uma escultura 3D de 1,20m.

 

PlasticMadonna05
Eric Fuly ao lados dos monitores da Spectaculu Evelyn Falcão e Miguel Tonini