Exposição Scene Change – Londres

A Spectaculu levou para Londres parte dos trabalhos desenvolvidos por seus alunos durante os três anos do programa de intercâmbio cultural Scene Change (British Council e People’s Palace Projects). A exposição Scene Change – Opera inspiring young minds apresentou entre os dias 26 e 29 de abril, na Embaixada do Brasil, projetos realizados pela escola no Brasil e as escolas britânicas North West Regional College, Stratford-upon-Avon College e Sussex Downs College.

 

Exposição Scene Change ficou aberta ao público na Embaixada do Brasil em Londres (Créditos: Renata Peppl / People’s Palace Projects)

 

A mostra exibiu curtas-metragens, figurinos, sketchbooks e ensaio fotográficos de releituras de óperas clássicas criados por estudantes brasileiros e britânicos. Na abertura, estiveram presentes autoridades culturais britânicas, como o diretor do setor de Artes do British Council (UK) Graham Sheffield, o diretor do People’s Palace Projects Paul Heritage e Sir William Sargent, fundador da companhia de efeitos visuais Framestore.

A exposição foi desenvolvida e montada pelos alunos da Spectaculu Ismael de Queiroz, Miriã Brasil e Valdemar Vargas, que estavam no país para uma visita de intercâmbio, sob a supervisão do artista visual e diretor da Spectaculu Gringo Cardia, da fotógrafa e embaixadora da Spectaculu Ellie Kurttz e da diretora do People’s Palace Projects do Brasil Raquel Dias.

 

Trabalhos no Rio e em Londres

Os projetos do Scene Change exibidos na exposição foram produzidos ao longo de três anos, sob a inspiração das óperas inspirados “Madame Butterfly”, “La Traviata” e “Lo Schiavo”. Os jovens participantes desenvolveram, sob o norte criativo de seus professores e parceiros dos dois países, releituras temáticas de óperas e textos clássicos em formato de curta-metragem. Ao longo do programa, eles criaram figurinos, cenários, adereços, maquiagem, iluminação, pôsteres, ensaios fotográficos e sketchbooks artísticos visualmente ricos.

 

Créditos: Renata Peppl / People’s Palace Projects

 

A expertise, inspirada pela metodologia Design Challenge, do Royal Opera House de Londres, foi implementada em escolas britânicas e também pela Spectaculu em escolas públicas estaduais do Rio. Os trabalhos já haviam sido apresentado anteriormente no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na Casa Rio e no Royal Opera House.

Fotos: Renata Peppl / People’s Palace Projects