Cadernos de Inspiração: La Traviata

Trabalhos de alunos é exibido no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

 

Em parceria com British Council, People’s Palace Projects (UK) e Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Spectaculu – Escola de Arte e Tecnologia apresenta no Balcão Nobre da tradicional casa de espetáculos a exposição Cadernos de Inspiração: La Traviata. 20 portfólios criativos desenvolvidos pelos 125 alunos da instituição são apresentados ao público durante a curta temporada da ópera “As Bodas de Fígaro”, que o Theatro recebe entre os dias 19 e 28 de novembro.

 

Exposição Cadernos de Inspiração: La Traviata no Balcão Nobre do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Foto: Julianne Gouveia)

 

A exposição Cadernos de Inspiração: La Traviata é idealizada pela Spectaculu em diálogo com as ações do Scene Change, projeto do British Council realizado pelo People’s Palace Projects (UK) que busca promover troca de expertises para a área de ensino técnico entre instituições do Reino Unido e do Brasil. Desde o início do semestre, os jovens da Spectaculu estão imersos no universo temático da ópera de Verdi e desenvolveram, sob a direção do artista visual e presidente da Spectaculu Gringo Cardia, releituras da ópera “La Traviata” em ensaios fotográficos e curta-metragens durante o projeto Spectaculu em 5 Minutos, no qual os jovens recebem a missão de criarem produtos culturais sob o norte criativo de uma obra clássica. O material é um registro do processo de criação dos jovens da escola. Oito monitores dos cursos do Núcleo de Artes Cênicas oferecem orientações aos visitantes sobre o caminho percorrido por eles para alcançar os resultados apresentados em formato de sketchbook. Na primeira semana de exibição, 30 alunos tiveram a oportunidade de visitar a exposição e assistir a uma das exibições de “As Bodas de Fígaro”.

 

Portfólios criativos dos alunos da Spectaculu 2015 (Foto: Julianne Gouveia)

 

Alunos posam antes de entrar no Theatro (Foto: Daniel Evangelista)

 

Parceiro da Spectaculu desde 2014, a troca de experiências promovida pelo Scene Change se dá através da metodologia do Design Challenge, competição para jovens estudantes promovida pelo Royal Opera House que envolve mais de 500 instituições britânicas e oferece experiência nas práticas do trabalho na indústria criativa, com foco em quatro áreas: figurino, maquiagem, cenografia e marketing digital. As instituições londrinas High House Production Park, Creative and Cultural Skills, Royal Opera House e a Funarte também fazem parte do intercâmbio, assim como o Ciep 358 – Alberto Pasqualini (Nova Iguaçu), que em 2015 desenvolve um curta-metragem próprio a partir de oficinas realizadas por instrutores e monitores da Spectaculu.

 

Os monitores e alunos da Spectaculu 2015 Jorge Erlon, Amanda Batista, Crislane Ribeiro e Jorge Sales ao lado do coordenador geral da Spectaculu Daniel Evangelista (Foto: Julianne Gouveia)

 

Na primeira edição do projeto, o Theatro Municipal recebeu uma exposição de portfólios inspirados em “Madama Butterfly” durante a temporada da ópera de Puccini, apresentada na casa também no fim do ano. Alguns destes portfólios também foram apresentados durante evento de premiação do Design Challenge, realizado em março de 2015 no Royal Opera House de Londres. Em 2016, a tradicional casa londrina receberá mais uma vez, além destes trabalhos, as releituras em vídeo e fotografia de “La Traviata”.

 

Fotos: Julianne Gouveia